segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Qual o melhor tratamento para a sua pele?

Laser, peelings, toxina botulínica, preenchimentos faciais e lifting. Está cada vez mais fácil ganhar uma aparência jovem. Saiba qual procedimento é mais indicado para o que você deseja


Aos poucos, o vigor, a luminosidade e a elasticidade da pele vão saindo de cena para dar espaço às rugas, aos sulcos e à flacidez. O processo é natural, mas pode ser retardado com várias técnicas de rejuvenescimento facial. O desejo de manter a aparência jovem e saudável por mais tempo está cada vez mais fácil de ser realizado. Com a evolução da medicina estética, os procedimentos têm proporcionado aspectos cada vez mais naturais.

A dona de casa Socorro Farias, 51, comemora os avanços. Ela frequenta mensalmente às clínicas de estética e de dermatologistas e tem visto de perto o aumento na oferta de tratamentos. “É preciso orientação médica para escolher o procedimento certo, de acordo com sua necessidade”, ensina. O dermatologista Heitor Gonçalves, concorda. Ele explica que para cada caso específico, existe um procedimento. Dessa forma, não dá para simplesmente repetir o que a amiga fez.


O dermatologista aponta três requisitos básicos na hora de escolher. O primeiro é saber se os procedimentos têm mecanismos de ação e terapias cientificamente comprovadas. Em seguida, saber os potenciais riscos e efeitos indesejáveis. Por último, saber se está habilitada para se submeter a tais procedimentos.


Cor da pele, idade e tempo de exposição ao sol também interferem diretamente na escolha. No caso dos peelings abrasivos, por exemplo, são condenados para quem tem a pele escura. As pessoas de pele branca são as mais suscetíveis às ações do tempo, entretanto, são as que respondem melhor aos tratamentos químicos.


Dentre os vários procedimentos para conquistar uma pele jovem e saudável, o cirurgião plástico Valderi Vieira aponta o laser como o procedimento mais moderno. A técnica favorece a criação de colágeno, proporcionando mais elasticidade à pele. Ele ressalta também que as outras técnicas já conhecidas do público, como toxina botulínica, preenchimentos e peelings ganharam novas versões.


Entre os tratamentos químicos, os tópicos à base de ácido retinóico são os mais eficientes no alisamento da pele e produção de colágeno. O peeling químico é mais potente, retirando as camadas de células mortas. O laser, luz pulsada ou rádio-frequência também atua no rejuvenescimento facial, usado no tratamento de cicatrizes de acne, manchas e flacidez. A toxina botulínica ameniza e retira as rugas de expressão através da paralisação do movimento dos músculos na região demarcada. O preenchimento cutâneo reduz sulcos e rugas profundas.


Para o dermatologista Heitor Gonçalves, a combinação de procedimentos tem se mostrado uma eficiente estratégia para conseguir atender os anseios das pacientes. “Um dos procedimentos mais difíceis de resolver é o que chamamos de bigode chinês. Através da combinação de toxina botulínica e lasers temos conseguido bons resultados”, afirma. (Viviane Gonçalves)


TOP 5 dos tratamentos


1Laser - A sensação do paciente é de choques de milisegundos aplicados na pele. O laser deve ser manuseado por profissionais capacitados.

2Peelings - podem ser químicos ou abrasivos. É um tratamento que estimula a renovação da pele, sendo indicado para acne, cicatrizes,
manchas, foto-envelhecimento e rugas.

3Toxina botulínica - Utilizada como uma das terapias estéticas mais eficazes, a sua ação é reduzir a contração muscular, o que corresponde a uma melhoria significativa das rugas de expressão ou rugas dinâmicas.

4Preenchimentos - O procedimento é feito com uma agulha e a entrada do produto é quase indolor e bem tolerado. O ácido hialurônico é um dos produtos mais utilizados.

5Lifting - Flacidez da pele do pescoço, queda da pele sob a mandíbula, sulcos do nariz até a boca são indicações para o peeling facial. Pessoas com idade entre 45 e 60 anos podem usar esse tratamento, quando as alterações na flacidez não foram resolvidas por medidas clínicas.


Vilão da beleza e os tratamentos


1Flacidez - peelings químicos, lasers, lifting e preenchedores

2Manchas - peelings abrasivos e lasers

3Marcas de expressão - toxina botulínica, peelings e lasers

4Sulcos -preenchimentos e toxina botulínica

5Rugas - toxina botulínica, peelings e lasers

Nenhum comentário:

Postar um comentário