segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Elas querem ficar bonita. E pagam por isso, claro

No verão, salões de beleza e clínicas de estética assistem movimento aumentar em até 30% e apostam em novidades

É um ritual: toda manhã, a engenheira Tatiana Martins dos Santos, 28 anos, lava o rosto e passa filtro solar tonalizante, que, além de proteger a pele, disfarça manchas e imperfeições. No corpo, passa creme de combate a celulite.
Antes de dormir, a cena se repete, desta vez com adstringente e creme anti-sinais no rosto e mais uma vez o creme para celulite no corpo.
Nos cabelos, além do shampoo, ela aplica uma máscara capilar hidratante e, a cada três meses, faz um procedimento conhecido como plástica capilar.
Uma vez por semana vai a um centro de estética fazer drenagem linfática. Além disso, já testou diversos tratamentos faciais e corporais.
Tatiana é um exemplo de consumidora de um mercado que se mostra em expansão: o dos tratamentos estéticos.
Ela assume ser vaidosa e não abre mão dos cuidados. “Gosto de me cuidar. Estou feliz com a minha aparência”, conta a engenheira.
Assim como Tatiana, muitas mulheres recorrem às clínicas de estética para se sentirem de bem diante do espelho. Tendo em vista a vaidade das brasileiras, as empresas do ramo investem em pesquisas de novos produtos e tratamentos. Dos fios dos cabelos às unhas dos pés, há tratamento estético para tudo.
Presente em oito estados brasileiros, a clínica Onodera traz novidades para as interessadas. A aposta do momento é o equipamento conhecido como Powershape, que promete melhorar o aspecto da celulite, diminuir gordura localizada e tratar a flacidez, por meio de ondas de radiofrequencia, laser e endermologia.
O tratamento chegou em Bauru em outubro e tem sido um dos mais pedidos. Gerente da Onodera, Adriana Viviane Nakimi afirma que no verão o movimento da clínica aumenta em até 30%. E não são só os tratamentos estéticos que recebem maior procura nessa época do ano. A esteticista Sônia Aparecida Silva, 49, que trabalha com depilação, chega a atender oito clientes por dia nos meses de calor. Nas outras épocas do ano, a média é de cinco.
Trabalhando com estética há 10 anos, Sônia percebe que o mercado está em expansão. "A procura tem aumentado."
E as clientes desse segmento são exigentes. Tatiana lê revistas especializadas, pesquisa pela internet e questiona sobre as novidades. “Já perguntei sobre tratamentos que ainda não haviam chegado na clínica”, conta.
Na Onodera, os tratamentos corporais mais procurados são as massagens corporais (relaxante, modeladora e drenagem), seguidas do Powershape e da depilação a laser. Para o rosto, a limpeza de pele com peeling de cristal vem no topo da lista, em segundo lugar fica o laser facial e em terceiro os tratamentos médicos faciais.
Barba, cabelo, bigodeAdriana e Sônia revelam: não são só as mulheres que movimentam os salões de beleza e centros de estética. “De dois anos pra cá, os homens começaram a nos procurar”, conta Adriana.
E o que eles procuram? “Principalmente depilação a laser”, diz a gerente.
Além de vaidade, os rapazes têm mostrado coragem: para se livrar dos pelos estão dispostos a enfrentar até a temida dor da depilação com cera quente. “Não só o mercado feminino cresceu, mas o masculino também. Os homens procuram para depilar peito, costas e braço”, afirma Sônia.
Enquanto a faixa etária da maioria das mulheres que frequentam os centros de estética gira em torno dos 35 aos 45 anos, dos homens vai dos 30 aos 38. “São homens que já estão há um tempo no mercado de trabalho, tem uma certa estabilidade e podem gastar com estética”, avalia Adriana.

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