quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Lipoescultura e Lipoaspiração

Como a lipoaspiração e lipoescultura funcionam
Conceitualmente, lipoaspiração é a técnica na qual o excesso de gordura é sugado debaixo da pele. Lipoescultura é quando a gordura retirada é aplicada em outras áreas do corpo, como nas depressões provocadas pela celulite.

Antes da cirurgia de lipoaspiração ou lipoescultura o médico espalha nas áreas alvo uma solução composta de lidocaína (um anestésico local), salina e epinefrina (medicamento que contrai os vasos sanguíneos reduzindo o sangramento). Então, é inserida uma cânula nas incisões na pele. O médico empurra e puxa a cânula pelos depósitos de gordura a qual, juntamente com outros fluidos corporais, é sugada através de um aparelho de sucção conectado à cânula.

Há várias técnicas de lipoaspiração disponíveis hoje em dia. Na técnica “seca”, a qual poucos médicos atualmente usam, nenhum fluido é injetado na área alvo. Na lipoaspiração úmida o cirurgião injeta apenas uma pequena quantidade de fluido, que geralmente contém pequena quantidade de epinefrina. A técnica super-úmida evoluiu porque os médicos descobriram que injetando mais fluidos, menos sangue era perdido. Muitos médicos estão oferecendo uma versão modificada da lipoaspiração que utiliza ultra-som em adição à solução injetada e sucção, porém essa técnica causa preocupação em algumas autoridades médica, por não se saber com certeza o efeito a longo prazo do ultra-som nos tecidos.
Riscos da lipoaspiração e lipoescultura
Numa sociedade na qual corpos esbeltos são sina de beleza, não é surpresa que milhares de pessoas procurem a lipoaspiração e lipoescultura para conseguir o “corpo perfeito”. Embora muitos pensem na lipoaspiração e lipoescultura como uma forma de conserto rápido e permanente, provavelmente poucos compreendem os riscos e resultados freqüentemente temporários.
Alguns efeitos colaterais, como pele irregular, não são medicamente importantes. Porém, existe a possibilidade de efeitos colaterais graves como sobrecarga do coração na técnica super-úmida caso ele não consiga lidar com a quantidade extra de fluidos. Outras complicações potenciais são infecções que podem ocorrer depois da lipoaspiração, queimaduras, embolismo, arritmia cardíaca, edema e compressão de nervo.
Lipoaspiração e lipoescultura são para qualquer um?
Muitas pessoas desenvolvem depósitos de gordura localizada que resistem às dietas e exercícios físicos. Embora a maioria admita querer remodelar seu corpo de alguma forma, nem todas são candidatas ideais à lipoescultura e lipoaspiração, diz Daniel Morello, M.D., presidente da “American Society for Aesthetic Plastic Surgery”. Morello salienta que lipoaspiração e lipoescultura “foram elaboradas remoção de áreas localizadas de gordura e não como substituição de dieta apropriada e exercício físico.” E o que acontece com pessoas obesas que fazem lipoaspiração para remover grande quantidade de gordura? As vezes depois da cirurgia essas pessoas pode experimentar o retorno de depósitos de gordura provavelmente em outras áreas do corpo, diz Wayne Callaway, M.D., professor de medicina na “George Washington University”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário