A palavra estética vem do grego aisthésis, de percepção e sensação. À época, a estética era a filosofia que estudava a capacidade das coisas de serem belas e da reação do homem diante da beleza da arte (pintura, escultura, literatura). O conceito de beleza, associado à estética, acompanha a história da humanidade, desde quando os povos primitivos pintavam o corpo e o rosto em celebrações, até o simples ato contemporâneo de pentear os cabelos antes de sair de casa.
Embalados pela preocupação com a aparência da mulher brasileira e pela crescente utilização dos serviços por idosas e homens, os centros de estética proliferam-se no país inteiro. Trata-se de uma empresa prestadora de serviços de tratamentos corporal que buscam a reabilitação, relaxamento ou melhora estética e de saúde dos clientes, por meio de cosméticos e equipamentos especializados. As avaliações são realizadas por esteticistas e profissionais habilitados.
Os serviços prestados compreendem as ações integradas de prevenção, educação, recuperação e reabilitação referentes às necessidades individuais e coletivas, visando a promoção da saúde, com base em modelo além da ênfase na assistência médico-hospitalar. A atenção e a assistência à saúde abrangem todas as dimensões do ser humano – biológica, psicológica, social, espiritual, ecológica e são desenvolvidas por meio de atividades diversificadas, dentre as quais a Estética está inserida (Parecer MEC/CNE/CES – nº 436/01)
O mercado de trabalho contemporâneo da estética aplicada exige mão-de-obra qualificada, articulada e com capacidade de mobilização do público alvo para a aplicação dos seus conhecimentos técnico-científicos. Através do seu desempenho eficiente e eficaz no que se refere ao oferecimento de prestação de serviços de alta qualidade é que configuraremos o desenvolvimento da verdadeira “Tecnologia Estética Brasileira”.
As clínicas de estética diferenciam-se dos centros de estética porque exigem profissionais técnicos responsáveis (usualmente médicos), além de registro em órgão específico, uma vez que neste tipo de negócio realizam-se cirurgias plásticas, entre outros procedimentos orientados por um profissional médico.
Os principais serviços ofertados pelo centro de estética são a limpeza de pele, tratamento de acne, peeling, hidratação e nutrição facial, rejuvenescimento e revitalização facial, discromia (tratamento para manchas de pele), bronzeamento artificial, tratamento contra flacidez muscular, tratamento de estrias, hidratação e nutrição corporal, clareamento de axilas e virilha, banho de lua e clareamento de pelos, depilação, drenagem linfática, podologia, endermologia (tratamento de celulite) e massagens anti-stress.
Para aumentar as chances de sucesso, o empreendedor deve realizar pesquisas de mercado e elaborar um plano de negócios. Para a construção deste plano, consulte o SEBRAE mais próximo.
Retirado do site: http://www.busca.sebrae.com.br/search?btnG.x=0&btnG.y=0&btnG=Pesquisa%2BGoogle&entqr=3&getfields=*&output=xml_no_dtd&sort=date%253AD%253AL%253Ad1&entsp=0&client=web_um&ud=1&oe=UTF-8&ie=UTF-8&proxystylesheet=sebrae2&site=web_all&filter=0&q=estetica&ip=189.26.104.50&access=p&lr=lang_pt&partialfields=base%3AId%25C3%25A9ias%2520de%2520neg%25C3%25B3cio.momento%3AQuero%2520abrir%2520um%2520neg%25C3%25B3cio
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