terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Próteses removíveis estéticas

Próteses removíveis estéticas – a vantagem de ganchos estéticos e attachments ou encaixes de precisão.

A falta de dentes é um flagelo que atinge ainda uma grande parte da população portuguesa. Infelizmente existem ainda várias pessoas que por vários motivos extraem dentes e não os reabilitam, sofrendo posteriormente as consequências quer estéticas, funcionais ou anatómicas.

Hoje em dia são várias as opções para reabilitação de dentes perdidos, desde soluções fixas a removíveis, sendo que as primeiras são normalmente mais estéticas, e funcionais, ao passo que as segundas são mais económicas, mas menos estéticas e funcionais.

No entanto existem hoje em dia algumas alternativas que permitem melhorar a estética, e em alguns casos a funcionalidade das próteses removíveis.

Próteses acrílicas

No caso das próteses acrílicas, a solução para as tornar mais estéticas passa por uma de duas soluções simples, a ausência de ganchos, uma vez que estas próteses sendo maiores que as próteses esqueléticas (próteses cuja parte interior é em metal) têm a maior parte da sua retenção dada pelo vácuo que fazem quando colocadas na boca, logo dispensam, na maior parte dos casos, a utilização de ganchos. Caso seja necessária uma retenção adicional, e seja imperativo a preservação da estética, pode ser realizada uma pequena aba, em acrílico que aumenta a retenção da prótese.

Caso estas soluções não sejam suficientes, a única hipótese para realizar uma prótese acrílica estética é recorrer às próteses acrílicas flexíveis que são reforçadas com nylon, que as torna extremamente flexíveis, possibilitando assim a realização de ganchos que abraçam o dente na totalidade, em acrílico à cor da gengiva ou do dente. Estas próteses flexíveis serão abordadas num próximo artigo do autor.

Próteses esqueléticas

As próteses esqueléticas são por regra mais retentivas que as próteses acrílicas, em casos onde existam dentes pilares para sustentar os ganchos que as próteses esqueléticas apresentam. No entanto os ganchos das próteses esqueléticas, sendo em metal, e fazendo parte do corpo da prótese torna-as extremamente inestéticas, uma vez que geralmente estes ganchos tornam-se visíveis aquando do discurso normal, ou com um sorriso mais aberto.

Existem no entanto soluções para tornar estas próteses mais estéticas, nomeadamente os ganchos estéticos, ou os attachments (ou encaixes de precisão).

Os ganchos estéticos são hoje em dia uma boa solução para ultrapassar o compromisso estético que as próteses esqueléticas geram. Isto porque apesar de mais inestéticas, as próteses esqueléticas representam talvez a melhor alternativa de reabilitação removivel de dentes perdidos, em casos em que existam dentes pilares para os ganchos, uma vez que sendo mais pequenas, e mais finas tornam-se mais confortáveis de usar, e mais retentivas que as próteses acrílicas. No entanto tornam-se mais inestéticas que as acrílicas.

Contudo, hoje em dia existe a possibilidade de fazer os ganchos das próteses esqueléticas à cor do dente onde os ganchos irão repousar, ou à cor da gengiva, bastando para isso ao médico dentista fazer uma toma da cor do dente, ou da gengiva, e indica-la ao laboratório que ao invés de realizar um gancho em inox, realizará um gancho á cor do dente ou da gengiva, tornando assim a prótese para alem de confortável, estética.

Os attachments são outra alternativa, que permite abolir por completo os ganchos das próteses removíveis, mas exigem no entanto a realização de uma de duas alternativas expostas, ou a realização de coroas dentárias nos dentes pilares que existem, coroas essas que são equipadas nas zonas não visíveis com um sistema de encaixe para a prótese removível, ou por outro lado, a utilização de raízes dentárias existentes que serão desvitalizadas e dotadas de um espigão com uma bola, onde posteriormente a prótese será encaixada, permitindo assim a dispensa dos ganchos.

Conclusão

Os dentes perdidos são essenciais, não só do ponto de vista estético, como mastigatório, funcional e anatómico. São várias as opções para a sua reabilitação, desde as soluções fixas, às removíveis, estando estas normalmente conotadas como menos estéticas e confortáveis. Sendo a segunda premissa verdadeira, existem no entanto hoje em dia alternativas que podem tornar as reabilitações removíveis mais estéticas e agradáveis.

Consulte o seu médico dentista para saber as alternativas disponíveis para o seu caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário