quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A estética da morte

Nos últimos doze meses, várias mulheres jovens, em diferentes pontos do território brasileiro, perderam a vida quando buscavam atingir o padrão de beleza que elegeram como desejável.
Se nossa imprensa cultivasse o saudável hábito de ir além dos fatos do dia, já saberíamos o que motivou essas mulheres a correr tão grande risco em troca de uns quilos a menos ou de uns centímetros a mais.
Ainda hoje, entretanto, dedicamos mais tempo e espaço à morte que à vida. Se a jovem se submete a uma lipoaspiração e morre na mesa de cirurgia, é notícia por um dia. Não se discute a essência da questão, ou seja, a deformação cultural que faz com que tantas mulheres corram para o matadouro.
O certo é que uma sociedade na qual dois ou três quilos a mais e uns centímetros a menos produzem ansiedade tão doentia em jovens mulheres, a ponto de levá-las a tomar empréstimo em banco para morrer, está necessitada de cuidados urgentes.
Em poucos meses, médicos ambiciosos e/ou despreparados tiraram a vida das jovens Lanusse, Carla, Maria Aparecida, Elenice e Regiane, todas entre 26 e 33 anos de idade. Mas esses médicos não estavam sozinhos no açougue: ao lado deles, estávamos todos nós, testemunhas e cúmplices.
Sim, somos todos cúmplices imperdoáveis do preconceito que leva a sociedade a inventar denominações delicadas na superfície, mas ofensivas e mortais, em certos casos, para caracterizar pessoas como gordinhas, fofinhas ou cheinhas. Nós inventamos os motivos que levaram essas moças a pagar preço tão exorbitante por uma ilusão.
E esse nós inclui todo mundo: pais e mães, médicos, jornalistas, psicólogos, estilistas e produtores de moda, assim como os amigos, maridos ou namorados das vítimas. E fazem parte do bando milhares de meninas que cultivam e ajudam a disseminar a estética da morte.
Antes de chegarem às mãos dos médicos que lhes prometem beleza eterna, essas meninas que morreram "para emagrecer" foram vítimas de um linchamento moral, do qual participamos. Nós - os magros, esbeltos e inocentes - apontamos para elas o dedo acusador e as empurramos para o açougue da lipoaspiração e da mamoplastia.
Em silêncio ou com palavras escritas, fotografias e comentários na TV, dissemos que não eram normais, que não havia lugar no mundo para mulheres com seios tão pequenos ou ventre tão amplo. Sussurramos no ouvido delas que precisavam aumentar, diminuir, cortar e moldar. Em resumo, inventar um novo corpo.
Gritamos que, com o antigo corpo, inadequado e fora dos nossos padrões, jamais encontrariam homens que as fizessem felizes (se é que algum homem iluminado, neste planetinha, é capaz de "fazer" a mulher feliz).
Após esse massacre moral, as vítimas estavam prontas para acreditar no primeiro curioso de jaleco branco que encontrassem pela frente. E prontas para arriscar tudo - o dinheirinho contado, o empréstimo bancário, a saúde e a vida - em troca de um lugar em nosso mundo perfeito.
O massacre vai continuar. Neste exato momento, em sua casa ou na casa do vizinho, a próxima vítima deve estar contando as moedas para a última viagem. E, julgando que compra o amor, a alegria ou a discutível felicidade, estará adquirindo um bilhete sem volta para o nada.
Quanto a nós, os inocentes, ficaremos comovidos por uns minutos: o tempo exato que se leva para ler quinze linhas
no jornal de amanhã.

O padrão de beleza feminino nos dias de hoje


Xuxa, Gisele Bündchen, Angelina Jolie Você se encaixa nesta lista?


A Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (International Society of Aesthetic Plastic Surgery ISAPS) fez recentemente a seguinte pergunta aos cirurgiões plásticos: Que influência as pessoas famosas têm sobre as decisões tomadas pelos pacientes?
O questionamento foi enviado a mais de 20 mil cirurgiões plásticos em 84 países. Solicitou-se que os profissionais conectassem nomes de pessoas famosas a 11 procedimentos populares para homens e mulheres.

As respostas revelaram as tendências sobre o padrão de beleza atual. Seios e lábios foram as principais categorias das escolhas femininas influenciadas por mulheres famosas, seguidos por nádegas, nariz e abdômen. A seguir, 
seguem as categorias em ordem de popularidade, segundo a sondagem da entidade: 

Seios:  A mais mencionada foi Pamela Anderson, seguida pela modelo Gisele Bündchen, pela cantora Britney Spears e pela apresentadora Xuxa. Os cirurgiões relataram que esta pergunta gerou comentários negativos por parte das 
pacientes. Um percentual significativo dos médicos entrevistados relatou que as mulheres, muitas vezes, mencionaram celebridades com as quais não queriam ficar parecidas. Pamela Anderson também liderou este grupo, seguida por Dolly Parton e Victoria Beckham. 
Lábios:  Angelina Jolie foi a líder. A referência alternativa foi Julia Roberts. 
Nádegas: Jennifer Lopez teve uma votação gigantesca. Outras escolhidas foram a atriz Juliana Paes e as americanas Halle Berry e Sandra Bullock. 
Nariz: O nariz de Nicole Kidman foi franco favorito entre as mulheres de todo o mundo. Opções secundárias foram Julia Roberts, Jennifer Aniston, Xuxa e, em uma homenagem às belezas clássicas, Grace Kelly e a Princesa Mary da Dinamarca. 
Abdômen: A escolha preferencial entre as mulheres de todo o mundo foi Gisele Bündchen, seguida de perto por Shakira, Demi Moore, Britney Spears (no início da carreira) e a mexicana Thalia. 
Olhos:  Angelina Jolie foi a favorita nesta categoria. Catherine Zeta-Jones, Demi Moore, Michelle Pfeiffer e Salma Hayek também se destacaram. Houve várias referências a Sophia Loren, Elizabeth Taylor, Catherine Deneuve e Greta Garbo. 
Bochechas:  A mulher mais mencionada foi Sophia Loren, seguida por Michelle Pfeiffer, Nicole Kidman, Angelina Jolie e Marilyn Monroe. 
Pernas: Esta categoria teve um empate triplo: Tina Turner, Sharon Stone e Cameron Diaz, seguidas por Jennifer Lopez. 
Cabelo:  A mais mencionada foi Gisele Bündchen, seguida de perto por Jennifer Aniston e Julia Roberts. 
Queixo: Entre as mulheres citadas, estiveram Sonia Braga, Nicole Kidman, Julia Roberts e Charlize Theron. 
Testa: As líderes foram Nicole Kidman, Madonna, Elizabeth Taylor e Oprah Winfrey. 

Beleza ao seu alcance
Além do padrão de beleza idealizado pelas mulheres, a sondagem da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética revela a necessidade urgente de mais investimentos em informação sobre os motivos que levam alguém a se submeter a uma cirurgia plástica, e conseqüentemente, como deve ser feita a escolha do cirurgião plástico. Requisitos como formação, capacitação, experiência profissional e as afiliações de um cirurgião devem ser consideradas pela paciente, para que esta possa tomar decisões bem-informadas e saber o que esperar de uma cirurgia plástica. 

De fato, os recursos para exibir-se linda e mais jovem são inúmeros e tentadores: dos tratamentos estéticos aos alongamentos capilares, passando pelo botox e cirurgias de pequeno, médio e grande porte. É inegável que tudo isto traz satisfação, prazer, segurança. Porém, quando esse desejo se manifesta de uma forma exagerada e deturpada - como a vontade de se parecer com a artista X ou Y - é preciso se policiar. 

Só existe uma maneira de ser feliz com a própria imagem: não se comparar com ninguém, respeitar os próprios traços e limitações, ter bom senso e prezar a harmonia do conjunto: rosto, corpo e cabelos... Não há nada de errado em querer ser bela. Pelo contrário, na medida certa é saudável, humano e faz parte dos sonhos de consumo dos dias de hoje. Mas as pessoas precisam descobrir o motivo verdadeiro que envolve essa busca pela perfeição. Se for para se sentir melhor com algo que incomoda e realmente não combina , tudo bem, vale a pena e certamente vai trazer resultados muito positivos. 

Emoções confusas O perigo surge quando a insatisfação não está no aspecto físico, e, sim na alma. Ou seja, quando as emoções e os pensamentos estão confusos por questões existenciais momento de vida, frustrações, desejos não correspondidos... Há uma teoria inconsciente de que ao se sentir bem fisicamente todos os problemas acabam. Isso é uma sensação 

ilusória. As angústias continuam e temos que lidar com elas, organizando nossas emoções. Quando a procura por uma aparência perfeita é desmedida, deixa de ser saudável para sinalizar um conflito interno grave.

A busca pela beleza é sadia quando traz melhor qualidade de vida. Costumo dizer que a palavra-chave para definir o sucesso de uma plástica é a felicidade. Se a cirurgia traz aceitação e auto-estima, o objetivo foi alcançado. Os recursos estéticos não são uma solução para os vazios emocionais. É preciso curar as angústias antes de realizar a mudança física. Caso contrário, de nada vai adiantar.

Quando o assunto é tornar-se mais bonita há dois perfis de mulher. O primeiro deles compreende as mulheres que sofrem de uma doença chamada dismorfia corporal. Elas não enxergam a realidade e se vêem muito mais bonitas ou mais feias do que realmente são. Ou seja, não vêem seus traços, defeitos e qualidades na proporção real e sim de maneira distorcida.

O segundo grupo abriga mulheres que não se sentem bem consigo mesmas, mas não sabem exatamente o porquê e se julgam feias. Às vezes, não sabem nem dizer o que gostariam de mudar. E o cirurgião plástico só tem condições de ajudá-las quando identifica o que está por trás desse desejo.

Cada mulher tem a sua própria beleza possível, que vem do reconhecimento de que é preciso aceitar o que não pode ser mudado e conviver com isso da melhor maneira possível. Ser bela está muito mais ligado a uma atitude interior. Uma atitude de serenidade e bem estar consigo mesma, aceitando-se plenamente. 



terça-feira, 28 de junho de 2011

Loções hidratantes evitam ressecamento da pele no inverno

Cuidados com a pele no inverno: para evitar ressecamento, a dica é utilizar loções hidratantes pelo menos duas vezes ao dia
Na última terça, dia 21, começou oficialmente em todo o país a estação mais gelada do ano. E pelo que dizem os meteorologistas, o inverno de 2011 deve ser rigoroso. Por isso, os cuidados com a saúde e a pele, por exemplo, devem ser redobrados.
Os médicos já começam a indicar que as pessoas consumam muitas frutas e verduras, principalmente aquelas ricas em vitamina C e também que ingiram bastante líquido. Por outro lado, os profissionais dabeleza, como os esteticistas e dermatologistas, já alertam aos cuidados com a pele nessa época do ano. Para quem não sabe, o frio é um dos grandes culpados pelo ressecamento da pele, afinal ela fica exposta a mudanças de temperatura, umidade do ar e tantos outros fatores externos que podem trazer efeitos nada agradáveis para a saúde e aparência do tecido epitelial.
A dica para os dias gelados é combinar diferentes atitudes em busca de um mesmo resultado: saúde e boa aparência. A fisioterapeuta e especialista em estética, Ana Paula Rodrigues de Almeida, afirma que é importante lembrar que a hidratação é um processo que se inicia de dentro para fora. “Não basta apenas utilizar os melhores hidratantes do mercado se o consumidor não ingere líquido suficiente e nem se preocupa em manter uma alimentação balanceada. Nessa época do ano, principalmente, a preocupação com o corpo não deve ser motivada apenas pelo fator estético, mas sim pela saúde e bem estar”, afirma.
Ana Paula disse ainda que a regra básica para cuidar da pele é hidratá-la pelo menos duas vezes ao dia, principalmente em áreas onde o ressecamento é ainda mais intenso, como as mãos, pés, joelhos e cotovelos. “Os melhores horários para hidratar a pele são no início da manhã e também antes de dormir. Durante o dia também é importante aplicar hidratantes com filtro solar, pois o sol de inverno também é prejudicial. E isso tem que ser um hábito, não só em casa, mas também durante viagens e outras atividades”, explica a profissional.
E pensando em proporcionar bem estar aos seus hóspedes, milhares de empreendimentos hoteleiros em todo o país já se preocupam em oferecer aos hóspedes – nos apartamentos – loções hidratantes para estimular o cuidado com a pele. Segundo Mauro Carvalho, diretor comercial da Realgem’s do Brasil (empresa especializada em fornecer amenities para mais de três mil hotéis clientes em todo o país) a procura por loções hidratantes é cada vez maior. “Os hotéis querem surpreender seus hóspedes com amenities diferenciados. Shampoo, sabonete e condicionador são itens obrigatórios, mas os hidratantes são opções que agradam ainda mais e até mesmo fidelizam clientes. Por isso, nossa empresa oferece diferentes opções de hidratantes corporais, com as mais diferentes funcionalidades e fragrâncias”.
Uma das opções campeã de venda da empresa é a loção hidratante manteiga de murumuru, que faz parte da Linha Terra Brasilis Riqueza Natural. Além de ser um produto biodegradável que contribui com a preservação do meio ambiente, o óleo extraído do murumuru e utilizado na fabricação do produto é altamente indicado para a hidratação de todos os tipos de pele. “É uma linha diferenciada, com apelo ecológico e principalmente com ativos naturais que trazem diferentes benefícios aos consumidores. Quando estão hospedados, os clientes podem utilizar o produto diariamente. Mas se a estadia no hotel for passageira, os hóspedes podem levar o amenitie para casa e utilizar no dia-a-dia”, comenta o diretor comercial da Realgem’s.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Jogos Olímpicos e Copa no Brasil devem ajudar alavancar carreira Estética


Profissionais que possuem curso de graduação levam vantagem.


Cuidar da beleza alheia exige formação. Para atuar, um esteticista tem de concluir, no mínimo, o ensino médio técnico. No entanto, atualmente, o mercado busca um profissional com uma formação mais completa, de nível superior.
A maioria dos cursos brasileiros de ensino superior em estética é tecnólogo, ou seja, tem entre dois ou três anos de duração e currículo é focado no mercado de trabalho.
Após concluir a graduação, o profissional está habilitado a trabalhar com estética facial, corporal e capilar, além de prestar consultorias na área e atuar em indústrias de cosmetologia. Pode ser contratado por salões de cabeleireiro até clínicas médicas, além de abrir seu próprio negócio ou lecionar.
Engana-se quem pensa que o curso é totalmente prático. Principalmente nos anos iniciais é comum haver disciplinas teóricas como anatomia, fisiologia e química. "A química serve como base para cosmetologia, que é química orgânica praticamente pura. Também há disciplinas de nutrição voltada para estética, comportamento humano, bio segurança e organização do trabalho. O primeiro ano é formatado de uma maneira mais teórica, preparando o aluno para receber e ter bagagem suficiente para entrar na prática", afirma Letícia Valim, coordenadora do curso tecnólogo de estética e cosmética do Centro Universitário Senac, em São Paulo.
"Em um salão de cabeleireiro um esteticista pode, por exemplo, além de cuidar da pele, trabalhar com harmonia do rosto, sobrancelha e maquiagem. Em clínicas, é possível assessorar médicos como vascular, dermatologista e cirurgião plástico", diz Adriana Luna que concluiu o técnico em estética, mas atualmente cursa a graduação.
Para Adriana, os eventos esportivos mundiais que o Brasil vai sediar nos próximos anos vão ajudar a alavancar a profissão e abrir novos nichos, como os spas urbanos. "Com a preocupação por qualidade de vida, as pessoas têm procurado muito este serviço. Americanos e europeus estão acostumados com os spas. Temos de pensar que essas pessoas não vão vir só para os jogos e, sim, para aproveitar nosso país, que é lindo", afirma a esteticista.



No Brasil, um dos países campeões de consumo de artigos de cosmética do mundo, outro público que ajuda a expandir o mercado para os esteticistas é o universo masculino. "A gente lida com pessoas o tempo todo. Mesmo em um trabalho que você está na frente de um computador, em algum momento pode estar numa reunião e encontrar pessoas. É necessário estar bem. Acho que o homem entendeu isso", diz Adriana.
Quem quiser seguir carreira precisa de gostar de lidar com pessoas para se dar bem. "Tem de ter a descoberta do querer cuidar do outro. Acho que isso é o primeiro passo. A partir do momento que você descobriu que é prazeroso cuidar da pele de uma pessoa, fazer com que ela se sinta bem e isso for gratificante, você está na área certa", afirma Adriana.

Produtos com Tecnologia são novidade no mercado de estética

Creme para olheiras promete amenizar com manchas imediatamente. 
Contra a celulite, máquina elimina gordura e trata circulação


Mulheres costumam carregar na bolsa um corretivo para aplicar embaixo dos olhos e amenizar as marcas das olheiras no rosto. Na busca por eliminar cada vez mais as indesejáveis manchas escuras, produtos combinam fórmulas químicas com a nanotecnologia para alcançar o resultado desejado.
A nanotecnologia pode ser usada tanto na medicina ou na eletrônica, quanto em produtos estéticos, e seu princípio é combinar novos materiais a partir dos átomos.

“Não existe milagre, mas com a nanotecnologia é possível alcançar resultados mais rápidos. Por exemplo, o creme para olheiras faz efeito em algumas horas, é como se fosse uma correção instantânea”, explicou a química industrial, Claudia Eveline, que participa da feira Estética in Rio, que acontece na Cidade Nova, no Centro do Rio.

De acordo com os especialistas, a nanotecnologia é formada por micropartículas que, no caso da estética, através de cremes, penetram na pele permitindo maior eficácia no tratamento.
Segundo Claudia, produtos como o “Nano Eye” permitem que, com aplicação de cremes, diariamente, a mulher perceba a diferença. Além da composição química que ajuda a tratar as marcas escuras, o “Nano Eye” cria uma reflexão óptica, que através de uma argila dourada, reflete e cria a ilusão de que as olheiras estão menos profundas.
Com todos esses benefícios, a nanotecnologia faz com que os produtos fiquem mais caros. “A nanotecnologia faz o produto ficar em média, de 20% a 30% mais caro. Mas o efeito é muito mais rápido e eficaz", disse Claudia.
Celulites
Entre outras novidades apresentadas na feira de estética, está uma máquina que promete eliminar celulites trabalhando também a circulação do corpo. Segundo a fisioterapeuta Estela Cardoso, o tratamento usa radiofrequência para tratar a flacidez.
“Não adianta tentar tirar a celulite se não trabalhar a circulação. Em 40 minutos, o resultado já começa a aparecer”, disse.

Para conseguir um bom resultado, especialistas recomendam oito sessões do tratamento, chamado “In Shape” . Cada sessão custa em média de R$ 300 a R$ 350.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Novos produtos prometem movimentar as clínicas de estética

O outono trouxe temperaturas amenas para uma boa parte do Brasil e este é o período ideal para a realização de tratamentos estéticos. Como os raios solares estão mais fracos, os esteticistas podem intensificar a ação dos tratamentos, proporcionando resultados mais eficazes.
É nessa época que a indústria de tratamento estético lança novos produtos, que são usados exclusivamente em clínicas de estética. Uma fabricante de cosméticos do Paraná disponibilizou novos produtos dirigidos para tratamentos para o corpo e rosto, que prometem ser a sensação nas clínicas de estética.
Os produtos lançados pela Buona Vita São:
Clear Peel: Promete ser um grande aliado no combate de manchas no rosto, inclusive as provocadas pela exposição aos raios solares. O produto é para uso exclusivo de profissionais, sendo composto por ácidos, como o ácido glicólico. Além de tratar a hipercromia (manchas escuras na pele), também ajuda a preparar a pele em procedimentos estéticos para higienização de estrias, revitalização, pré-procedimentos médicos e acne.
Depilare:  É um produto que inibe o crescimento dos pelos, que atua como um coadjuvante nos tratamentos depilatórios e também clareia buço, virilhas e axilas. Depilare possui em sua composição uma mistura de ativos que diminuem a velocidade, densidade e comprimento dos pelos.
Esse produto proporciona um maior intervalo entre as sessões de depilação, pois os fios nascem mais fracos. Sua formulação possui Alantoina e Aleo Vera, que ajudam a pele a se recuperar das sessões de depilação, além de atuarem como calmante, anti-inflamatório e amenizam os riscos de foliculite (pelos encravados que formam “bolinhas” na pele).
Loção Iluminadora: Pode ser utilizada em todos os tipos de pele, deixando-a com um toque sedoso e brilhante após tratamentos estéticos como o autobronzeamento e banho de lua. O produto contém em sua fórmula água de coco integral, que ajuda na reconstituição da derme, tem propriedades anti-inflamatórias e hidrata apele.
Para saber onde encontrar os produtos em sua cidade, ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor da Buona Vita: (41) 3023-1855.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Em dez anos, cirurgias estéticas em homens mais que dobraram

Nos últimos anos, a estética – assunto que antes circulava principalmente na esfera feminina – tornou-se um assunto atraente para o mundo masculino. Segundo a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), nos últimos dez anos, o número de homens que se submeteram a algum procedimento cirúrgico com a finalidade estética aumentou de 8% para 28%.

De acordo com um levantamento do Ibope, no ano passado, das 645,4 mil cirurgias estéticas realizadas no Brasil, 119,2 mil foram em pessoas do sexo masculino. Para o cirurgião plástico Alderson Luiz Pacheco, membro da SBCP, entre dos fatores que contribuíram para o aumento das cirurgias com objetivo estético entre os homens está a diminuição do preconceito quanto aos cuidados masculinos com a beleza.

Outro fator é financeiro: “Com a popularização das cirurgias plásticas, aumentou também o número de pessoas que podem ter acesso a estes tipos de procedimentos”. O incentivo da mídia, o surgimento de novas clínicas estéticas e as facilidades no pagamento – há a possibilidade de financiar o valor em até 36 vezes – foram fundamentais para o crescimento deste mercado. Tudo isso cooperou para que o Brasil ficasse em segundo lugar no ranking dos países que mais realizam cirurgias plásticas, perdendo apenas para os Estados Unidos.

As cirurgias mais procuradas

Ainda de acordo com dados do Ibope, entre as intervenções mais procuradas pelo sexo masculino em 2009 está a cirurgia das pálpebras, com 19 mil operações, seguida do nariz, com quase 16 mil, e a lipoaspiração, com pouco mais de 15 mil. A faixa de idade entre os que se preocupam com a beleza está entre 18 e 40 anos.

“As feições masculinas devem ser preservadas para evitar a feminilização, por isso os procedimentos devem ser mais conservadores. Mas com o avanço da tecnologia, as técnicas foram bastante aprimoradas e os resultados ficam cada vez melhor”, explica Alderson Luiz. O cirurgião também ressalta que tecnicamente os procedimentos estéticos feitos em homens são mais complexos, devido às características do organismo masculino. Ele recomenda que as pessoas pesquisem sobre o profissional escolhido, a fim de saber se ele é médico especialista e membro da SBCP.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Passado o verão, a busca por tratamentos contra estrias cresce ainda mais

Elas não mandam recado e muito menos escolhem o corpo que vão aparecer. Por fatores genéticos ou não, o fato é que o efeito sanfona (emagrecer e engordar) pode deixar qualquer pessoa perder o sono. Ao lado do extermínio da bendita celulite, o fim das estrias lidera a procura das mulheres em grandes centros estéticos. A boa notícia é que elas têm sim solução.


Os tratamentos estão entre os mais diversos e batem recorde na busca dos consultórios dermatológicos. Baseado em renovação celular os tratamentos são eficazes na recuperação ainda mais rápida e na regeneração dos tecidos da pele.

Decorrentes de alterações ocorridas nas fibras elásticas e no colágeno da pele, as estrias podem ser amenizadas com o tratamento feito adequadamente.  Segundo a dermatologista Dra Valéria Marcondes, os tratamentos feitos na clínica combinados com cremes à base de ácido retinóico para serem passados diariamente em casa. Assim, eles aceleram a renovação celular e estimulam a formação de novo colágeno.  “O mais procurado e mais eficaz é o Microdermoabrasão, funciona como um peeling de cristal que promove a esfoliação da pele retirando as celulas mortas. Sem contra indicação em apenas 10 sessões o resultado já pode ser percebido. Mas não funciona em época de grande exposição solar”, explica a médica.

Por esse motivo nesse época do ano é que a procura aumenta ainda mais. Com o fim das altas temperaturas e das radiações solares do verão o inverno é tempo de se cuidar.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Na Páscoa, os tratamentos estéticos também são boas opções de presente

A Páscoa não é feita só de ovos de chocolate. Alguns preferem deixar as guloseimas de lado e aproveitar o período para saborear outras opções do mercado, como os tratamentos estéticos, que costumam ser bem procurados neste período, pós verão. O feriadão também contribui para que seja possível aproveitar uns dias a mais para ficar em repouso, quando o tratamento requer este tipo de cuidado.

O médico, pós graduado em Dermatologia, Dr Marcello Duarte Vieira, da Clínica Médica Sua Pele, de São José/SC, explica que alguns tratamentos como toxina botulínica (botox); os peelings (químico e os de diamantes); a luz intensa pulsada ou o laser fracionado estão sendo bastante procurados.
"Como o procedimento não requer um grande repouso, só alguns cuida dos específicos, acaba sendo uma ótima opção para o paciente", diz. "Hoje, os procedimentos não são mais tão invasivos, e o paciente não precisa de um período prolongado de repouso e pode seguir a sua rotina social.
Este é bom momento para cuidar da pele, e dar aquela renovada. Com o feriadão de Páscoa chegando, dá para aproveitar e fazer o seu tratamento, repousar e ainda terá tempo e disposição para comemorar com sua família, ou com os amigos a Páscoa", conclui.
E os tratamentos estéticos, também podem ser uma boa opção de presente para oferecer a amigos e familiares.
É um presente diferenciado e foge completamente daquela idéia de que na Páscoa só se presenteia com chocolates. A Clínica atende diariamente das 9h às 12h e das 13h às 19h e mais informações sobre agendamento de consultas e valores dos tratamentos, através do telefone: (48) 3029-3155 ou pessoalmente na Rua Domingos André Zanini, nº 277, sala 515 - Empresarial Terra Firme - Bairro Campinas - São José/SC.
Sobre Sua Pele Clinica Médica
O atendimento iniciou em outubro de 2010, e procura oferecer o que há de mais moderno na área de dermatologia estética, com atendimento personalizado, em um ambiente confortável e moderno, com tratamentos e equipamentos de primeira linha. Atende homens e mulheres, a partir dos 18 anos. Os procedimentos e as tecnologias utilizadas, vão desde a Depilação a Laser; a Toxina Botulínica (Botox); a Peeling Químico; a Peeling de Diamante; a Preenchimento; a Laser Fracionado; a Manthus; a Luz Intensa Pulsada, a Radiofreqüência além de tratamentos completos para Estrias; Celulite; Flacidez; Gordura Localizada; Olheiras; Manchas na Pele; Cicatrizes, Hiperidrose e Calvície. Todas as consultas e procedimentos são realizados pelo médico, Dr Marcello Duarte Vieira.
Sobre Dr Marcello Duarte Vieira (CRM-SC 13.995)
Natural de Florianópolis/SC, é médico, formado pela Universidade Iguaçu e pós-graduado em dermatologia, pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Participa constantemente de eventos e congressos no Brasil e no exterior, especialmente na área dermatológica, buscando sempre se atualizar, para oferecer o que há de melhor para o cliente. Recentemente participou do Simpósio Internacional de Procedimentos Estéticos Minimamente Invasivos e mantém o blog Sua Pele
http://www.clinicasuapele.com.br/blog/ .

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Para mulheres beleza influencia todas as relações sociais

As mulheres de todas as classes socioeconômicas estão insatisfeitas com a aparência. Esta foi a principal constatação da pesquisa "A Beleza da Mulher Brasileira", realizada com cerca de 3.500 mulheres das classes A, B e C, entre 18 e 60 anos. Com o objetivo de conhecer melhor o público feminino, seus desejos e pensamentos em relação à beleza, a Sophia Mind - empresa de pesquisa e inteligência de mercado - pesquisou as preferências, diferenças regionais e de classes sociais, os itens mais importantes do consumo, além da influência da satisfação com a beleza nas relações das mulheres com seus parceiros, família e trabalho.

Satisfação com o corpo

Em relação à satisfação com o próprio corpo, 92% das mulheres acreditam que outras pessoas reparam em seus defeitos físicos, enquanto apenas 8% estão totalmente satisfeitas com seu corpo.

Segundo a
pesquisa, 53% das mulheres consideram que estão acima do peso ideal e apontam insatisfação com determinadas partes do corpo. As que mais incomodam são a barriga (69%), os seios (46%) e, em terceiro lugar, os glúteos (26%).

Entre os maiores temores das mulheres em relação à beleza estão o medo de engordar, em primeiro lugar com 36%, os sinais do tempo, com 17%, e a flacidez, que preocupa 13% da
entrevistadas.

Um dado curioso revelado pela pesquisa é que a preocupação das mulheres com a aparência não diz respeito a própria satisfação com o corpo, mas à impressão causada nos
homens. Os momentos em que os "defeitos" mais atrapalham envolvem o relacionamento com os homens: relacionamento com parceiro, sexo ou conquista.

Comparando as classes sociais, as mulheres da classe AB gostam mais de seus cabelos, enquanto as da classe C têm preferência pela boca, seios e bumbum. Os defeitos e insatisfações com o corpo atrapalham mais a classe AB do que a classe C.

Hábitos e consumo

Entre os produtos de beleza mais consumidos, foram apontados os seguintes (por ordem de importância): produtos para cabelo, perfumes, hidratante, batom, produtos antidade e maquiagem.

Dentre as mulheres que já fizeram tratamentos estéticos, os mais populares são drenagem e massagens (corporais) e limpeza de pele (facial). A esfoliação foi feita por 36% das mulheres tanto no corpo, quanto no rosto.

Conceitos de beleza

Apesar da maior parte das entrevistadas afirmar que está insatisfeita com a aparência, 87% delas se acham bonitas. Para a grande maioria beleza é mais do que aparência física. Para 88% das mulheres, beleza envolve também características pessoais. As características mais mencionadas pelas entrevistadas como importantes para influenciar na beleza são autoestima (32%), se sentir bem consigo mesma (30%) e saúde (14%).

Influência nas relações

A pesquisa ainda apontou que para quase a todas as entrevistadas a beleza influencia nas relações do dia a dia das mulheres, seja com o marido ou parceiro, colegas do ambiente de trabalho ou relações profissionais, amizades e com os filhos.

Para 98% das mulheres a relação com o parceiro sofre interferências relacionadas à beleza e ao bem-estar. Neste tipo de relação, as maiores preocupações são emagrecer (25%), estar bem disposta (24%) e eliminar gordura localizada (16%).

Outros 97% acreditam que sua relação profissional sofre algum tipo de interferência quando algum aspecto de beleza ou bem-estar não está bem. Nesse caso, as maiores preocupações são estar bem disposta (28%), estar bem vestida (18%) e emagrecer (13%).

Já as relações de amizade podem ser afetadas por prolemas relacionados à beleza segundo 88% das entrevistadas. Para serem melhor aceitas no grupo 18% querem estar bem dispostas, 17% querem parecer simpáticas e 14% desejam emagrecer.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Apenas 8% das mulheres estão totalmente satisfeitas com seu corpo


Elas se preocupam principalmente com o peso e aspecto da barriga

A rede de tratamentos Onodera divulgou nesta semana uma pesquisa sobre as preocupações estéticas da mulher brasileira. Os dados mostram que elas não estão seguras com o próprio corpo e indicam tendências de consumo dos produtos e serviços de beleza. Coordenada pela empresa Sophia Mind, a pesquisa consultou aproximadamente 3.500 mulheres das classes A, B e C, entre 18 e 60 anos, em todas as regiões do Brasil.

Imagem no espelho
Segundo o estudo, apenas 8% das mulheres estão totalmente satisfeitas com a aparência do seu corpo. Já 21% delas estão insatisfeitas e 71% estão satisfeitas em partes.

Barriga sarada
As duas áreas do corpo que mais incomodam as mulheres são a barriga (69%) e os seios (46%). Em terceiro lugar, os glúteos preocupam 26% das entrevistadas.

Balança é inimiga
Da amostra, 53% das mulheres consideram que estão acima do peso ideal. Como principal problema estético, 27% apontam ter celulite demais e 24% citam as estrias. Entre os maiores temores femininos em relação à beleza estão o medo de engordar (36%), sinais do tempo (17%) e flacidez (13%).

Mudança no visual
Entre as entrevistadas, 29% gostariam de fazer algo diferente nos cabelos. No ranking das alternativas recorridas para melhorar a aparência estão exercícios físicos (62%), consumo de produtos de beleza e estética (45%) e busca de tratamentos estéticos e massagens (23%).

O corpo e o sexo
A insegurança feminina por conta da aparência tende a atrapalhar flertes, relacionamentos amorosos e o sexo. Quase todas as entrevistadas (98%) acreditam que sua relação com o parceiro sofre interferências relacionadas com a beleza. Nesses casos, elas se preocupam mais em emagrecer (25%), estar bem disposta (24%) e eliminar gordura localizada (16%).

Unhas em alta
O serviço mais utilizado pelas mulheres é o cuidado com as unhas. No Sudeste, aproximadamente 60% das mulheres frequentam a manicure semanalmente. Nas demais regiões, este percentual é abaixo de 50%.

Beleza custa
A pesquisa apontou que as mulheres gastam, em média, cerca de R$ 100 em beleza e estética por mês. Entre os produtos mais consumidos estão itens para cabelo, perfume, hidratante, batom, produtos antidade e maquiagem.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Ar condicionado danifica a proteção natural da pele

O uso frequente do aparelho provoca o ressecamento da pele e torna indispensável o uso de hidratantes
É muito comum o brasileiro enfrentar altas temperaturas durante o ano. Mesmo no outono, com a temperatura mais amena, o tempo quente é bastante presente em solos tropicais podendo ultrapassar, facilmente, os 30ºC. Desta forma, naturalmente, as pessoas recorrem ao uso do ar-condicionado para amenizar o desconforto gerado pelo calor excessivo, seja no carro, no escritório ou em casa.

Ninguém discorda que este auxílio tecnológico proporciona uma gostosa sensação de bem-estar. Entretanto, quando ligado por muito tempo, o ar- condicionado diminui a umidade do ar, ressecando a pele e deixando-a sem viço. Após um dia de
trabalho dentro do escritório, por exemplo, podemos perceber que a pele fica mais seca e áspera.

Isso acontece porque a pele humana é feita, basicamente, de gordura (conhecida como barreira cutânea), cuja função é hidratar e protegê-la de agentes externos, até mesmo do ar condicionado. Porém, de acordo com o cosmetólogo e diretor do Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética, Paschoal Rossetti Filho, para que a pele não perca a sua proteção natural, ela deve ser protegida com o uso contínuo de produtos altamente hidratantes, compostos por ativos multifuncionais biotecnológicos de baixo peso molecular (nanotecnologia).

"Esses ativos são considerados o que existe de mais moderno na cosmetologia, pois eles agem nas camadas mais profundas da pele, promovendo modificações fisiológicas que possibilitam a redução da formação de radicais livres, melhora do aspecto da pele e hidratação profunda, atuando direto na célula. Devemos buscar dermocosméticos ou cosmecêuticos que tratem de fato a pele e não proporcionem apenas o efeito momentâneo chamado de Efeito Cinderela", explica Rossetti.

Vale ressaltar a diferença entre estes dois tipos de produtos: os dermocosméticos são aqueles que levam princípios ativos às camadas mais profundas da pele, proporcionando melhora do aspecto da mesma. Eles são criados a partir de estudos científicos e clínicos, sendo produtos para indicações específicas. Podem ser indicados por médicos ou mesmo comprados livremente pelo consumidor.

Já os produtos cosmecêuticos fazem parte de uma classe de cosméticos que mais se aproximam de medicamentos. Eles possuem comprovações clínicas e indicações específicas. O cosmecêutico é aplicado por esteticistas, adjuntos de tratamentos terapêuticos ou dermatológicos. Os protocolos de tratamento com cosmecêuticos são feitos por profissionais, já que é preciso cautela para lidar com elementos que os compõem – muitas vezes, ácidos e substâncias que podem causar reações.

O especialista alerta que uma pele ressecada pelo ar condicionado ou por outros agentes externos torna-se mais fina e, por isso, pode apresentar leve descamação e maior tendência às rugas. Por isso, quem está constantemente exposto ao ar condicionado não deve esperar o inverno para recuperar a pele, pois é necessário protegê-la o ano todo.

"É possível encontrar algumas opções eficazes de cosméticos com
ação multifuncional. "Recomendo, contudo, produtos em fluido, visto que são menos oleosos, possuem melhor viscosidade e são mais fáceis de penetrar na pele", conclui Rossetti.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Avanços do laser serão abordados em congresso mundial de medicina estética em Campos do Jordão

Com mais de 630 mil cirurgias plásticas por ano, brasileiros são um dos que mais recorrem a este procedimento no mundo Deka Laser participa do VIII Congresso Mundial de Medicina Estética e traz o cirurgião Maurício Albuquerque para desmistificar os principais tratamentos faciais com técnicas laser. O evento ocorre em Campos do Jordão entre os dias 31 de março e 02 de abril.
Famosos ou não, os brasileiros estão em terceiro lugar no mundo quando o assunto é espelho, ou melhor, os cuidados com o corpo associados aos procedimentos de cirurgia plástica.
Segundo estudo encomendado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o Brasil realiza cerca de 630 mil cirurgias plásticas por ano, sendo 73% estéticas e 27% reparadoras ou reconstrutoras. E ainda, conforme pesquisa realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (International Society of Aesthetic Plastic Surgery - ISAPS), o país só perde para os Estados Unidos, primeiro da lista no mundo, e para a China.
Avanços tecnológicos – Com a crescente procura pela cirurgia plástica, crescem também as necessidades de aperfeiçoamento e inovação das técnicas. Nesse quesito, os avanços da tecnologia a laser são fortes aliados, pois podem reduzir o tempo de recuperação, minimizam o trauma (cicatrizes) e são utilizados nos procedimentos ditos “minimamente invasivos”. O uso associado à tecnologia a laser muitas vezes dispensa a internação do paciente e a aplicação de anestesia geral.
A Deka Laser, divisão médica do grupo El.En., líder italiano na produção de equipamentos a laser e representada no Brasil pela Top Consult (www.topconsult.com.br), confirma que entre os 80 países em que está presente, o país verde-amarelo ficou em sétimo lugar no volume de vendas de seus aparelhos.
E para mostrar quais os avanços da tecnologia a laser, a Deka esclarece sobre os principais tratamentos realizados por homens e mulheres que estão sempre em busca da imagem ideal. Neste contexto, a empresa participa do VII Congresso Mundial de Medicina Estética e traz o cirurgião Maurício Albuquerque para apresentar a palestra sobre “CO2 fracionado técnica lifting símile”.
Alguns procedimentos em destaque - Pálpebras, papada e face – Os avanços da lipoaspiração a laser na face utilizando o Smartlipo da Deka serão demonstrados durante o simpósio. Atualmente a laserlipólise está indicada em várias áreas da face e pode melhorar o aspecto das pálpebras, papada e contorno da mandíbula. O laser, aplicado com anestesia local, produz o rompimento controlado das células de gordura e auxilia na retração da pele com melhora da flacidez. Recentes estudos demonstram a utilidade deste laser em praticamente toda a face, levando a resultados seguros, efetivos e, principalmente, naturais.
Celulite, gordura localizada e sudorese – Outros avanços da tecnologia laser baseados no equipamento Smartlipo são o tratamento da celulite, lipoaspiração a laser e, até, transtornos de suor excessivo. Apresentada recentemente em congresso americano de cirurgia plástica, a laserlipólise consegue atenuar as áreas elevadas de celulite e, ao mesmo, tempo, melhorar as irregularidades uma vez que o laser é capaz de produzir colágeno. A lipoaspiração a laser, por sua vez, tem as mesmas indicações das técnicas tradicionais e possui como características o fato de utilizar uma cânula de um milímetro de diâmetro. As células gordurosas são rompid as com o laser, modelando o contorno corporal ou facial. A sudorese excessiva nas axilas, incômodo muito comum, pode também ser tratada com o Smartlipo.
Rugas e acne – O tratamento de problemas e incômodos da pele, como rugas, manchas de envelhecimento, flacidez cutânea e marcas de acne contam com aliados poderosos. Sem necessidade de internação e com recuperação e resultados rápidos, médicos e pacientes já dispõem de um tratamento a laser que trata deformações na pele com maior exatidão e menor efeito colateral. O Smartxide Dot, aparelho fabricado pela Deka, tendo a Top Consult [www.topconsult.com.br] como representante exclusivo no Brasil, possui a tecnologia laser CO2 fracionado, equipamento inteligente que produz pequenos orifícios controlados na pele. Graças aos avanços tecnológicos agregados a esta tecnologia, parte da pele é preservada, levando a uma rápida recuperação. O resultado é uma melhora na qualidade e textura da pele, de rugas, cicatrizes de acne ou manchas, levando a uma pele mais clara, luminosa e rejuvenescida. O laser fracionado tem sido utilizado como um poderoso recurso no rejuvenescimento da face e atenuação da flacidez.
.[ VIII Congresso Mundial de Medidicna Estética – Asime, dias 31 de março e 01 e 02 de abril, no Convention Center – Campos do Jordão – Av. Macedo Soares, 499, Capivari – Campos do Jordão – São Paulo (SP). | Palestra: “CO2 fracionado técnica lifting símile”| Palestrante: Dr. Maurício Albuquerque (somente no dia 31, às 16h). Evento: http://www.topconsult.com.br/eventos.php
Top Consult [www.topconsult.com.br] -Há 16 anos no mercado, a Top Consult é especializada em consultoria comercial e estratégica e representa e comercializa produtos importados das áreas médica (laser), odontológica (componentes protéticos , e equipamentos de alta tecnologia) e ambiental (Adesivo para Fixação CER ”8” Mosquitan). Entre as marcas que tem exclusividade de venda no Brasil estão: Deka, divisão médica do grupo El.En., líder italiano na produção de equipamentos a laser, e Dyna Dental Engineering, fabricante holandesa de produtos odontológicos. A Top Consult traz ainda para a divisão odontológica a empresa de biomateriais Baumer, onde seu diretor Dr. Fábio Gonçalves é consultor clínico há mais de 12 anos. Todos os produtos comercializados pela Top Consult atendem às exigências da legislação brasileira. Os equipamentos a laser são certificados pelo Inmetro e pela BVQI Bureau Veritas – Brasil, e a fábrica da DEKA na Itália foi auditada, recebendo o certificado de Boas Práticas de Fabricação e Controles para Produtos para saúde, tornando-se a 1ª empresa de Laser Internacional certificada no Brasil.

terça-feira, 15 de março de 2011

Saiba quando começar a usar cremes anti-idade

Muitas mulheres se perguntam qual a hora certa de começar um tratamento contra rugas, mas só mesmo o seu médico poderá dizer. Isso vai depender muito do tipo e da cor de pele de cada paciente. O que se pode garantir é que o acúmulo de tempo de exposição ao sol também conta muito. As marcas de envelhecimento da pele são consequência da degradação das fibras de colágeno e elastina, num processo que acontece naturalmente com a idade. Entretanto, cerca de 85% dos casos são agravados devido à exposição exagerada ao sol, principalmente sem proteção.
Para a especialista em cosmiatria Raquel Tancsik Cordeiro, o mais importante anti-idade é o filtro solar e seu uso deve ser iniciado o quanto antes. Porém, seus efeitos só começam a ser percebidos exatamente nessa fase em que se indicaria um creme contra o envelhecimento. Quanto mais frequente e precoce for a proteção da pele, mais tarde os antirrugas serão necessários. "Normalmente, ninguém precisa de recursos anti-idade antes dos 30 anos", diz a dermatologista Ediléia Bagatin.

Outros fatores como distúrbios hormonais, consumo excessivo de álcool, cigarro e alimentação inadequada somam mais pontos a favor do envelhecimento. "Prevenir o aparecimento de rugas nada mais é que controlar os fatores desencadeantes", simplifica Ediléia. Para uso diário, um filtro com boa proteção UVB e UVA aplicado de duas a três vezes ao dia já é suficiente. "A partir dos 30 ou 35 anos, podem ser iniciados os tratamentos considerados anti-idade, sempre com orientação dermatológica", afirma Raquel. Os cremes com este objetivo, normalmente, contém vitaminas, substâncias antioxidantes, produtos que estimulam o colágeno, hidratantes, clareadores para manchas, entre outros.

Para Ediléia, os antirrugas que realmente funcionam devem ter as seguintes substâncias na fórmula: retinol, retinladeído, ácido retinoico, ácido glicólico ou vitamina C, na forma de ácido ascórbico levógero. Entre a seleção, o destaque absoluto é para o ácido retinoico: Trata-se de um derivado da vitamina A, com inúmeras funções. "Ele ajuda no controle da proliferação das células, acelera a perda das células mortas e reverte os danos causados pelo sol ao DNA das células", explica.
O que acontece é que muitos jovens, a partir dos 25 anos, despertam para a necessidade deste cuidado específico com a pele do rosto como forma de prevenção contra flacidez, algumas ruguinhas e manchas. As peles normais ou secas podem necessitar de tratamento mais precoce. Pessoas que tensionam muito os músculos do rosto, principalmente o orbicular, ou porque têm os olhos claros ou porque possuem problemas de visão, têm mais propensão e podem iniciar o tratamento um pouco mais cedo.
Nesta infinidade de produtos para escolher e aplicar, comece sempre pelo hidratante. Muitos já têm componentes antirrugas, manchas, olheiras e flacidez. Deixe o protetor solar sempre por último, para que a absorção não seja prejudicada por outras camadas de cosméticos.

Especialista fala sobre como proteger a pele com o uso do ar-condicionado

O verão 2011 tem sido dos mais intensos e, mesmo em cidades como São Paulo, que tradicionalmente são mais fresquinhas, a temperatura tem passado os 30 graus fácil. Para amenizar o calor, muitas pessoas recorrem ao ar-condicionado, seja em casa, no escritório ou no carro. O problema é que, quando ligado por muito tempo, o aparelho a umidade do ar, podendo ressecar a pele, deixando-a sem viço.

“Após um dia de trabalho dentro do escritório, percebo que a minha pele fica mais áspera e seca”, queixa-se a auxiliar administrativa, Sandra Noiman. Esse ressecamento o qual Sandra se refere é comum e acontece porque a pele humana é feita, basicamente, de gordura (conhecida como barreira cutânea), cuja função é hidratar e protegê-la de agentes externos, até mesmo do ar-condicionado.

Como provavelmente desligar o ar está fora de cogitação, o jeito é hidratar e muito bem a pele. “Para que a pele não perca a sua proteção natural, ela deve ser protegida com o uso contínuo de produtos altamente hidratantes, cuja composição seja à base de ativos multifuncionais de baixo peso molecular (nanotecnologia)”, diz o cosmetólogo e Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética, Paschoal Rossetti Filho,
“Esses ativos são considerados o que existe de mais moderno na cosmetologia, pois eles agem nas camadas mais profundas da pele, promovendo modificações fisiológicas que possibilitam a redução da formação de radicais livres, melhora do aspecto da pele e hidratação profunda, atuando direto na célula. Devemos buscar dermocosméticos ou cosmecêuticos que tratem de fato a pele e não proporcionem apenas o efeito momentâneo chamado de Efeito Cinderela”, explica Rossetti.

O Cosmetólogo alerta que uma pele ressecada pelo ar condicionado ou por outros agentes externos torna-se mais fina e, por isso, pode apresentar leve descamação e maior tendência às rugas. Por esta razão, sobretudo quem fica sob o arcondicionado, não deve esperar começar o inverno para recuperar a pele, mas, sim, protegê-la imediatamente. “É possível encontrar algumas opções eficazes de cosméticos com ação multifuncional. “Recomendo, contudo, produtos em fluido, visto que são menos oleosos, possuem melhor viscosidade e são mais fáceis de permear na epiderme”, conclui Rossetti.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Saiba os danos que a celulite infecciosa pode causar à saúde

Diferente dos furinhos que aparecem na pele, a celulite infecciosa é uma doença grave, e pode ser letal

O nome pode ser o mesmo, mas os efeitos no corpo e na saúde são completamente diferentes. Estamos falando da celulite infecciosa. Bem diferente da celulite a que estamos habituados a falar, que marca o corpo com os temidos 'furinhos', a do tipo infecciosa é uma doença grave, que pode ser letal.

O distúrbio ocorre quando o tecido subcutâneo inflama. Já a versão inofensiva, chamada pelos médicos de lipodistrofia ginoide, é o efeito estético do acúmulo de gordura. A dermatologista estética Tânia Vilela explica que a celulite infecciosa é provocada por vários tipos de bactérias.

Os recém-nascidos estão mais sujeitos à ação de estreptococos, estafilococos e hemófilos. Os idosos, por sua vez, podem ser afetados por micro-organismos do tipo pseudomonas.

A infecção ocorre quando existe uma porta de entrada, como uma ferida ou uma picada de inseto, por exemplo. Segundo a médica, o problema pode ocorrer no rosto, em função de uma acne ou de um problema odontológico. Nesse caso, o cuidado deve ser redobrado.

— Na face é mais perigoso porque pode levar a uma meningite bacteriana ou a lesões nos olhos — alerta.

A celulite pode ainda se manifestar como dolorosas bolhas, capazes de provocar necrose do tecido ao se romperem.

— Embora seja mais raro, o quadro pode evoluir para infecção generalizada — afirma a dermatologista Bárbara Uzel.

Essa é a variante mais perigosa desse mal, pois o paciente corre risco de morte.
Palavra do especialista

A celulite comum é o terror das mulheres. A do tipo infecciosa afeta também os homens?

Não se deve confundir a celulite que acomete as mulheres, cujo nome científico é lipodistrofia ginoide (mais comum em mulheres por questões hormonais), com a celulite infecciosa, que pode acometer homens e mulheres em qualquer idade, principalmente pessoas com baixa imunidade, como pacientes em tratamento de quimioterapia.
Este tipo de infecção pode deixar sequelas? Quais?Se for tratado precocemente este distúrbio não deixa sequelas, mas se evoluir sem tratamento pode deixar cicatriz. Como é uma infecção bacteriana, se não for corretamente tratada, pode evoluir para uma infecção sistêmica e levar à morte.
Erisipela e celulite infecciosa são a mesma doença?Não. A erisipela é uma infecção também bacteriana, porém mais superficial da pele. Ela também afeta vasos linfáticos e acomete principalmente membros inferiores, geralmente associada a um ferimento prévio que infecciona e evolui para erisipela.
O diagnóstico da celulite infecciosa é complicado. A infecção é desconhecida por parte dos médicos?Não é difícil, pois trata-se de um quadro clínico muito clássico e a maioria dos médicos está preparada para reconhecer. O fundamental é o tratamento precoce com antibióticos e exames de acompanhamento para detecção da bactéria.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Varizes entre a saúde e a estética

Varizes atingem aproximadamente 35% dos brasileiros. Embora o maior número de casos aconteça no sexo feminino, homens não estão livres da doença. Apesar de a preocupação de grande parte das pessoas seja estética, os vasos dilatados podem trazer consequências à saúde


O final dos anos 1970 foi determinante na vida de José Alves Feitosa. No pacato distrito de Iara, município de Barro, a 451 quilômetros de Fortaleza, o então ferreiro percebeu pequenas marcas avermelhadas nas pernas. Era o início das varizes que, ao longo da vida, chegariam ao nível máximo de dimensão dos calibres. “Não posso dizer que fiquei preocupado, porque não fiquei. Até hoje. O que me impede de caminhar é o reumatismo”, teima ele, chamado na cidade de José de Júlio.

Hoje beirando os 91 anos, o aposentado não usa bermudas. Por vergonha que alguém veja o inchaço, só compra calças de linho, “mais ventiladas”. As dores e a quentura das pernas vieram a reboque. A doença deixou ainda mais frágil e fina a pele das pernas. O médico o aconselhou a não operar. “E assim eu vou vivendo”, emenda.


Os mesmos sintomas de José de Júlio já foram sentidos por pelo menos 35% dos brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde. Varizes não são só um problema que traz consequências estéticas, mas sim reflexos de uma doença que pode ter influencias na saúde. “Úlceras e tromboses podem acontecer em casos mais graves”, alerta a angiologista e cirurgiã vascular, Vânia Lúcia Rebouças, chefe da Unidade de Cirurgia Vascular da Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), a médica aconselha procurar um profissional da área após o surgimento das primeiras veias nas pernas.


A causa das varizes é desconhecida. Os médicos apontam, entretanto, que ela tem origem hereditária. Segundo os angiologistas entrevistados pelo O POVO, não há jeito: se você tiver propensão genética, elas vão aparecer de uma maneira ou de outra. O máximo que pode ser feito é prolongar o período entre o aparecimento da primeira e das seguintes. As formas de prevenção visam apenas uma demora do surgimento de outros vasos deformados.


É provável que a posição bípede do ser humano tenha influência direta no inchaço das veias. “Em decorrência de o homem ter essa posição, ficar e se deslocar de pé, talvez seja, entre os animais, o único que tenha problema de varizes”, lança o angiologista João Batista Holanda. O médico acredita que o peso do corpo todo nos membros inferiores teria influência direta na formação de varizes.


O Ciência & Saúde deste domingo desvenda os principais agravantes para o aparecimento de varizes. Atitudes simples que podem prorrogar o surgimento de outras veias. Percorre, também, as novas tecnologias usadas em seu tratamento.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA
Embora não tenham sido descobertas quais as reais razões para o aparecimento das varizes, os médicos afirmam que a transmissão da doença é hereditária. Alguém que possua o gene da doença, por maiores que sejam as prevenções, deve desenvolver varizes.

5 DICAS

1 Exercícios - Para prevenir o aparecimento de varizes, é preciso evitar longos períodos em pé ou sentado e praticar atividades físicas.

2 Alimentação - Reduzir excesso de peso e manter bons hábitos alimentares. As varizes podem ser minimizadas reduzindo os fatores de risco.

3 Calor - Evitar o o calor excessivo.

4Descanso - Repousar com as pernas elevadas entre 10 a 15 centímetros para favorecer o retorno venoso.

5 Meias - Usar diariamente meias elásticas indicadas pelo médico

Sebrae abre inscrições para caravana Hair Brasil Fashion 2011

Estão abertas as inscrições para empresários e profissionais do setor de beleza e estética de Mato Grosso do Sul interessados em participar da caravana de negócios para a Hair Brasil Fashion Show, que acontece de 2 a 5 de abril, na Expo – Center Norte, em São Paulo. As inscrições podem ser feitas na sede do Sebrae em Campo Grande e nas unidades regionais, em Bonito, Corumbá, Coxim, Dourados e Três Lagoas.

A Hair Brasil é uma feira internacional de beleza, cabelo e estética que reúne profissionais para apresentar as novidades do setor anualmente. Para este ano, serão mais de 60 workshops, cinco congressos, seminários com temáticas especializadas e dedicadas aos cabeleireiros, esteticistas, maquiadores, podólogos, dirigentes de salões e empreendedores do setor de beleza, além dos shows de tendências para cabelo, apresentados por hairstylists da Europa, EUA e América Latina.

O objetivo do evento é proporcionar aos empresários, empreendedores e profissionais conhecimento de novos mercados, produtos e tecnologias, promover contato com empresários de outros estados e fornecedores de insumos, utensílios e matéria-prima para o setor de beleza, cabelo e estética.

E para a 10ª edição, a organização selecionou profissionais conceituados para ministrar cursos durante os dias do evento. Entre eles, Mario Nova, diretamente da São Paulo Fashion Week, para apresentar penteados e outras produções das passarelas, indicando as tendências para o inverno/2011. Outro destaque é a hairstylist Mari Nicácio, que pretende mostrar diferentes técnicas de como montar tranças e adaptá-las aos penteados casuais, chiques descontraídos, versáteis e sofisticados, para festas e eventos.

Como participar

Os interessados deverão procurar a sede do Sebrae para fazer a inscrição até o dia 21 de março. O pacote inclui hospedagem, com café da manhã, no Hotel Matiz The Premium, em Osasco/SP, transporte de ida e volta de Campo Grande e translado do hotel à feira. A caravana sai de Campo Grande, da Rua Bahia, esquina com a Avenida Mato Grosso, e de Dourados, na Rua Presidente Kennedy, 855, às 20h.

Serviço

O participante deverá realizar a inscrição no Sebrae em Campo Grande, ou nas unidades regionais, em Três Lagoas, Dourados, Coxim, Corumbá e Bonito, até o dia 21 de março.
A programação completa está no site
www.hairbrasil.com. Para mais informações sobre a caravana de negócios acesse www.ms.sebrae.com.br, e ainda, pela Central de Atendimento no 0800 570 0800.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Conheça alguns de nosso móveis para estética

Mesa de Exame Clínico Cabeceira reclinável - com orificio

Mocho com Encosto e Rodízio


Maca 3 Partes

Luminária


Poltrona para Estética Facial


Biombo Duplo

Maca Mala



Conheça mais de nossos móveis para estética em nossa Loja Virtual : www.metalsolution.com.br