terça-feira, 28 de junho de 2011

Loções hidratantes evitam ressecamento da pele no inverno

Cuidados com a pele no inverno: para evitar ressecamento, a dica é utilizar loções hidratantes pelo menos duas vezes ao dia
Na última terça, dia 21, começou oficialmente em todo o país a estação mais gelada do ano. E pelo que dizem os meteorologistas, o inverno de 2011 deve ser rigoroso. Por isso, os cuidados com a saúde e a pele, por exemplo, devem ser redobrados.
Os médicos já começam a indicar que as pessoas consumam muitas frutas e verduras, principalmente aquelas ricas em vitamina C e também que ingiram bastante líquido. Por outro lado, os profissionais dabeleza, como os esteticistas e dermatologistas, já alertam aos cuidados com a pele nessa época do ano. Para quem não sabe, o frio é um dos grandes culpados pelo ressecamento da pele, afinal ela fica exposta a mudanças de temperatura, umidade do ar e tantos outros fatores externos que podem trazer efeitos nada agradáveis para a saúde e aparência do tecido epitelial.
A dica para os dias gelados é combinar diferentes atitudes em busca de um mesmo resultado: saúde e boa aparência. A fisioterapeuta e especialista em estética, Ana Paula Rodrigues de Almeida, afirma que é importante lembrar que a hidratação é um processo que se inicia de dentro para fora. “Não basta apenas utilizar os melhores hidratantes do mercado se o consumidor não ingere líquido suficiente e nem se preocupa em manter uma alimentação balanceada. Nessa época do ano, principalmente, a preocupação com o corpo não deve ser motivada apenas pelo fator estético, mas sim pela saúde e bem estar”, afirma.
Ana Paula disse ainda que a regra básica para cuidar da pele é hidratá-la pelo menos duas vezes ao dia, principalmente em áreas onde o ressecamento é ainda mais intenso, como as mãos, pés, joelhos e cotovelos. “Os melhores horários para hidratar a pele são no início da manhã e também antes de dormir. Durante o dia também é importante aplicar hidratantes com filtro solar, pois o sol de inverno também é prejudicial. E isso tem que ser um hábito, não só em casa, mas também durante viagens e outras atividades”, explica a profissional.
E pensando em proporcionar bem estar aos seus hóspedes, milhares de empreendimentos hoteleiros em todo o país já se preocupam em oferecer aos hóspedes – nos apartamentos – loções hidratantes para estimular o cuidado com a pele. Segundo Mauro Carvalho, diretor comercial da Realgem’s do Brasil (empresa especializada em fornecer amenities para mais de três mil hotéis clientes em todo o país) a procura por loções hidratantes é cada vez maior. “Os hotéis querem surpreender seus hóspedes com amenities diferenciados. Shampoo, sabonete e condicionador são itens obrigatórios, mas os hidratantes são opções que agradam ainda mais e até mesmo fidelizam clientes. Por isso, nossa empresa oferece diferentes opções de hidratantes corporais, com as mais diferentes funcionalidades e fragrâncias”.
Uma das opções campeã de venda da empresa é a loção hidratante manteiga de murumuru, que faz parte da Linha Terra Brasilis Riqueza Natural. Além de ser um produto biodegradável que contribui com a preservação do meio ambiente, o óleo extraído do murumuru e utilizado na fabricação do produto é altamente indicado para a hidratação de todos os tipos de pele. “É uma linha diferenciada, com apelo ecológico e principalmente com ativos naturais que trazem diferentes benefícios aos consumidores. Quando estão hospedados, os clientes podem utilizar o produto diariamente. Mas se a estadia no hotel for passageira, os hóspedes podem levar o amenitie para casa e utilizar no dia-a-dia”, comenta o diretor comercial da Realgem’s.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Jogos Olímpicos e Copa no Brasil devem ajudar alavancar carreira Estética


Profissionais que possuem curso de graduação levam vantagem.


Cuidar da beleza alheia exige formação. Para atuar, um esteticista tem de concluir, no mínimo, o ensino médio técnico. No entanto, atualmente, o mercado busca um profissional com uma formação mais completa, de nível superior.
A maioria dos cursos brasileiros de ensino superior em estética é tecnólogo, ou seja, tem entre dois ou três anos de duração e currículo é focado no mercado de trabalho.
Após concluir a graduação, o profissional está habilitado a trabalhar com estética facial, corporal e capilar, além de prestar consultorias na área e atuar em indústrias de cosmetologia. Pode ser contratado por salões de cabeleireiro até clínicas médicas, além de abrir seu próprio negócio ou lecionar.
Engana-se quem pensa que o curso é totalmente prático. Principalmente nos anos iniciais é comum haver disciplinas teóricas como anatomia, fisiologia e química. "A química serve como base para cosmetologia, que é química orgânica praticamente pura. Também há disciplinas de nutrição voltada para estética, comportamento humano, bio segurança e organização do trabalho. O primeiro ano é formatado de uma maneira mais teórica, preparando o aluno para receber e ter bagagem suficiente para entrar na prática", afirma Letícia Valim, coordenadora do curso tecnólogo de estética e cosmética do Centro Universitário Senac, em São Paulo.
"Em um salão de cabeleireiro um esteticista pode, por exemplo, além de cuidar da pele, trabalhar com harmonia do rosto, sobrancelha e maquiagem. Em clínicas, é possível assessorar médicos como vascular, dermatologista e cirurgião plástico", diz Adriana Luna que concluiu o técnico em estética, mas atualmente cursa a graduação.
Para Adriana, os eventos esportivos mundiais que o Brasil vai sediar nos próximos anos vão ajudar a alavancar a profissão e abrir novos nichos, como os spas urbanos. "Com a preocupação por qualidade de vida, as pessoas têm procurado muito este serviço. Americanos e europeus estão acostumados com os spas. Temos de pensar que essas pessoas não vão vir só para os jogos e, sim, para aproveitar nosso país, que é lindo", afirma a esteticista.



No Brasil, um dos países campeões de consumo de artigos de cosmética do mundo, outro público que ajuda a expandir o mercado para os esteticistas é o universo masculino. "A gente lida com pessoas o tempo todo. Mesmo em um trabalho que você está na frente de um computador, em algum momento pode estar numa reunião e encontrar pessoas. É necessário estar bem. Acho que o homem entendeu isso", diz Adriana.
Quem quiser seguir carreira precisa de gostar de lidar com pessoas para se dar bem. "Tem de ter a descoberta do querer cuidar do outro. Acho que isso é o primeiro passo. A partir do momento que você descobriu que é prazeroso cuidar da pele de uma pessoa, fazer com que ela se sinta bem e isso for gratificante, você está na área certa", afirma Adriana.

Produtos com Tecnologia são novidade no mercado de estética

Creme para olheiras promete amenizar com manchas imediatamente. 
Contra a celulite, máquina elimina gordura e trata circulação


Mulheres costumam carregar na bolsa um corretivo para aplicar embaixo dos olhos e amenizar as marcas das olheiras no rosto. Na busca por eliminar cada vez mais as indesejáveis manchas escuras, produtos combinam fórmulas químicas com a nanotecnologia para alcançar o resultado desejado.
A nanotecnologia pode ser usada tanto na medicina ou na eletrônica, quanto em produtos estéticos, e seu princípio é combinar novos materiais a partir dos átomos.

“Não existe milagre, mas com a nanotecnologia é possível alcançar resultados mais rápidos. Por exemplo, o creme para olheiras faz efeito em algumas horas, é como se fosse uma correção instantânea”, explicou a química industrial, Claudia Eveline, que participa da feira Estética in Rio, que acontece na Cidade Nova, no Centro do Rio.

De acordo com os especialistas, a nanotecnologia é formada por micropartículas que, no caso da estética, através de cremes, penetram na pele permitindo maior eficácia no tratamento.
Segundo Claudia, produtos como o “Nano Eye” permitem que, com aplicação de cremes, diariamente, a mulher perceba a diferença. Além da composição química que ajuda a tratar as marcas escuras, o “Nano Eye” cria uma reflexão óptica, que através de uma argila dourada, reflete e cria a ilusão de que as olheiras estão menos profundas.
Com todos esses benefícios, a nanotecnologia faz com que os produtos fiquem mais caros. “A nanotecnologia faz o produto ficar em média, de 20% a 30% mais caro. Mas o efeito é muito mais rápido e eficaz", disse Claudia.
Celulites
Entre outras novidades apresentadas na feira de estética, está uma máquina que promete eliminar celulites trabalhando também a circulação do corpo. Segundo a fisioterapeuta Estela Cardoso, o tratamento usa radiofrequência para tratar a flacidez.
“Não adianta tentar tirar a celulite se não trabalhar a circulação. Em 40 minutos, o resultado já começa a aparecer”, disse.

Para conseguir um bom resultado, especialistas recomendam oito sessões do tratamento, chamado “In Shape” . Cada sessão custa em média de R$ 300 a R$ 350.